quarta-feira, 6 de abril de 2011

Se você é dona de cabelos cacheados ou tem fios tratados quimicamente, já deve ter reparado que ao lavar o cabelo com xampu, na maioria das vezes o cabelo fica extremamente áspero, embaraça e muitas vezes, mesmo condicionando, nossa, que horror! Tenho várias conhecidas que detestam xampu, mas o que fazer?
Afinal, o xampu é herói ou vilão da nossa beleza?
A razão desse ressecamento causado pelo xampu está no principal componente da maioria dos xampus: o Lauril Sulfato de Sódio (ou suas variantes), detergente responsável pela limpeza do couro cabeludo e dos fios. O problema é que ele, além de remover as impurezas presentes no cabelo, leva junto a oleosidade natural produzida no bulbo capilar, responsável pela hidratação e proteção das madeixas. Além disso, causa micro-fissuras na estrutura do fio.
Nos Estados Unidos foi lançado um livro chamado CURLY GIRL da autora e cabeleireira Lorraine Massey. Nele, são encontradas várias dicas de como cuidar dos cachos, inclusive a de não xampu, ensinando formas de lavagem que prometem deixam não só os cachos, mas também os fios quimicamente tratados muito mais saudáveis, hidratados e bonitos.
Então vamos lá:
NO–POO é um método que consiste basicamente em parar de usar o xampu. Isso não significa parar de lavar os cabelos, e sim deixar de agredi-los com substâncias detergentes. De acordo com o livro, no lugar do xampu, deve ser usado um condicionador, livre de silicone e óleo mineral, nos cabelos bem molhados, friccionando bem o couro cabeludo para remover as impurezas. Após o enxágüe, aplica-se novamente condicionador, dessa vez no comprimento e pontas.
Sempre que necessitar de uma limpeza mais profunda, pode ser usada uma solução de bicarbonato de sódio ou fermento químico (aquele usado em preparação de bolos), na proporção de uma colher de chá para um copo pequeno de água. A solução pode ser ajustada às necessidades do cabelo, não agride os fios e funciona como anti-resíduos.
LOW–POO é um método menos radical, indicado para quem não consegue eliminar totalmente o xampu da sua rotina, vive em cidades quentes ou pratica exercícios físicos com regularidade, o que aumenta a oleosidade no couro cabeludo. Trata-se de reduzir o uso de xampu, passando a ser aplicado uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nos demais dias, usa-se o condicionador para lavar o cabelo, conforme descrito acima. Se houver necessidade, pode ser aplicada a solução de bicarbonato durante o intervalo.
Período de adaptação: os cabelos não ficaram do jeito que você queria logo na primeira semana do no-poo? Não desista! Há um período de adaptação de até algumas semanas para o couro cabeludo regular a produção de oleosidade e os fios se adaptarem à retirada do óleo mineral e dos silicones. Muitas pessoas que testaram o método a longo prazo, sentiram uma melhora significativa na saúde dos fios.
É importante esclarecer que nem todos podem ou precisam parar de usar xampu. O método é mais indicado para quem sofre com cabelos secos, não se adapta a nenhum tipo de xampu, sente ressecamento e quebra acentuada dos fios durante e logo após a lavagem, ou ainda se tem cabelos cacheados ou crespos.
Caso perceba alguma reação indesejável, como excesso de oleosidade na raiz ou surgimento de caspa, volte a usar o xampu com mais freqüência, pois provavelmente o método não é indicado para você. Cada cabelo é diferente e responde de maneiras diferentes aos mesmos tratamentos, cabe a cada um encontrar as técnicas que mais lhe convém.
Em relação ao silicone:
A função dos silicones é somente realizar uma “maquiagem” nos fios, e seus resíduos não são eliminados nem mesmo com xampu normal. Para removê-lo, é preciso aplicar xampu anti-resíduos, o que acaba por ressecar os fios. A solução sugerida é abolir o silicone, o que a longo prazo mantém as madeixas saudáveis. A oleosidade natural do couro cabeludo é que protegerá os fios, assim não será preciso recorrer aos reparadores de pontas.
Alguns tipos de silicone são solúveis em água, e são encontrados geralmente em cremes sem enxágüe. Estes podem ser utilizados, já que serão removidos com a simples aplicação do condicionador.
Várias adeptas do no-poo também não recomendam o uso de produtos com óleo mineral, especialmente no condicionador que será usado para a lavagem dos fios. Isso porque o óleo mineral forma uma barreira na superfície da pele, bloqueando os poros e não deixando a pele respirar. A mesma recomendação vale para a parafina líquida ou sólida e o petrolato. Por isso, toda atenção é pouca ao verificar a composição no rótulo dos produtos!
Prefira produtos com óleos 100 % vegetais; têm propriedades hidratantes e não danificam os fios. Esses óleos são encontrados em lojas de produtos naturais.

Como fazer o NO POO

- 1° molhar (entenda encharcar) os cabelos como se fosse passar o xampu.
- 2º passar o condicionador a começar pelas raízes e couro cabeludo, não esquecer nenhuma parte da cabeça: a parte de cima sobre as orelhas e a nuca.
- 3º dar atenção ao couro cabeludo – que deve estar com bastante condicionador – massagear sempre com as pontas dos dedos e nunca com a unhas
- 4° “puxar” o condicionador para as pontas, nunca esfregar o cabelo. Esta etapa é um momento ótimo para desembaraçar o cabelo, sempre com escova ou pente de dentes largos.
- 5° enxaguar bem e retirar todo o condicionador. Se necessário repetir a operação.
Está feito o NO – POO!

Talvez você possa pensar que vai ficar com cheiro de cabeça suja e que esse NO POO não lava nada, mas não é verdade, o cabelo fica realmente limpo e macio.
Gente, eu estou atualmente praticando a técnica! Tenho usado o condicionador Elseve da Lóreal, o rosinha, para lavar e limpar e por último enluvo rapidamente com a máscara masquintense (kérastase) e enxáguo abundantemente. A cada 10 dias eu lavo com Bain Satin (kérastase) e uso a masquintense para condicionar, isto é, estou usando xampu somente 3x por mês, meu cabelo está um brilho só, estou adorando e não poderia deixar vocês no escuro; neste link você encontra a lista de Produtos permitidos para low e No poo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.