sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Lago dos Cisnes


Balé dramático em quatro atos
Libreto: V.P. Begitchev e Vasily Geltzer
Coreografia: Julius Reisinger (primeira produção); Marius Petipa (1º e 3º atos, segunda produção) e Lev Ivanov(2º e 4º atos, segunda produção)
Cenários: Shangin, Valtz e Groppius (primeira produção); Botcharov e Levot (segunda produção)
Música: Piotr Ilyich Tchaikovsky Figurinos: H. Simone e Vormenko
Estréia mundial da primeira produção: 20 de fevereiro de 1877, no Teatro Bolshoi, Moscou. Pelágia Karpakova interpretou Odete-Odile e S. Gilbert II, Siegfried. Segunda produção: 27 de janeiro de 1895 no teatro Maryinski, em São Petersburgo. Pierina Legnani interpretou Odete-Odile e Paul Gerdt, Siegfried.
Libreto
    Ato I
Uma festa era realizada em comemoração ao 21° aniversário do príncipe Siegfried, porém, justamente por ter atingido a maioridade, a Rainha-mãe decide que na noite seguinte o rapaz deveria escolher sua noiva, em meio a um grande baile.

Ato II

            O príncipe e seus amigos resolvem ir até a floresta para caçar, quando avistam em um lago diversos cisnes. Siegfried prepara-se para atirar, no entanto os cisnes transformam-se em belas e jovens princesas. Odete, a Rainha dos Cisnes, conta-lhe o que lhes aconteceu, o bruxo Rothbart lançou a todas aquelas moças uma maldição. Durante o dia elas seriam cisnes e somente após a meia-noite até a aurora se transformariam em humanas.
            O encanto só seria quebrado se Odete encontrasse um jovem bom, de coração puro, que a amasse e jurasse à ela fidelidade. Siegfried se apaixona por Odete e jurando seu amor, convida-a para ir ao baile que haveria no dia seguinte, no qual quebraria o encanto. A princesa adverte Siegfried para as artimanhas de Rothbart.

Ato III


            Durante a festa, vários convidados que chegavam de diversos lugares mostravam suas danças. A Rainha-Mãe apresenta ao príncipe seis princesas, para que ele escolhesse uma delas para ser sua noiva. O príncipe não demonstra interesse algum por nenhuma, seus pensamentos estão voltados para Odete.
            A chegada de um estranho cavalheiro e sua jovem filha é anunciada. O cavalheiro é Rothbart que havia se disfarçado de nobre, enquanto a jovem moça era Odile, filha de Rothbart, que por magia de seu pai adquirira a aparência de Odete.
            O príncipe, sentindo-se eufórico ao ver sua amada, não percebe que ainda não é meia-noite e que aquela não poderia ser Odete. Dança com a moça, fazendo sua escolha e juras de amor à ela. Depois de notar seu equivoco, sai correndo desesperado em direção ao lago.

Ato IV
            Odete junto a suas amigas, sente-se totalmente desamparada e traída. O feiticeiro encontra o príncipe, com o qual luta tentando mata-lo, convocando todas as forças da natureza. Odete e o príncipe atiram-se no lago, provando o amor verdadeiro de Siegfried e quebrando o feitiço, além de destruir o próprio Rothbart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.