sexta-feira, 15 de abril de 2011

Balé minha vida

Não podia deixar de falar de uma arte  que amo fazer

Balé
Balé, Ballet ou Balê, é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; e simetria.


História

O ballet tem suas raízes na Itália renascentista através das pantomimas (peças de teatro sem falas, utilizando apenas expressões faciais e corporais, geralmente improvisada)que eram realizados por atores e circenses em grandes salões para membros da corte.O casamento da italiana Catarina de Médicis com o Rei Henrique II da França em 1533 deu um importante impulso para o desenvolvimento do balé. Diversos artistas especializados em grandes e luxuosos espetáculos foram trazidos da Itália. Em 1581 Catarina de Médicis produziu o Ballet Comique de la Reine em Paris sob a direção do músico italiano Baldassarino de Belgiojoso ou Balthazar de Beaujoyeulx, nome que adotou na França. O balé tomou a forma na qual é conhecido hoje, na França durante o reinado de Luis XIII. No ano de 1661, seu filho Luis XIV fundou a Académie de Musique et de Danse, com o objetivo de sistematizar, preservar a qualidade e de fiscalizar o ensino e a produção do balé. Luis XIV nomeou Charles Louis Pierre de Beauchamps para tomar a frente da instituição que foi dissolvida em 1780.Os chamados balés de repertório se baseiam em composições musicais que contribuíram para torná-lo popular na Europa e depois no resto do mundo. Alguns dos balés mais notáveis são: Coppélia, de Léo Delibes, O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes, ambos de Tchaikovsky.
A partir do Romantismo, as mulheres passaram a se destacar e contribuir para o aperfeiçoamento da arte. Marie Camargo por exemplo, criou o jeté, o pas de basque e o entrechat quatre, além de encurtar os vestidos até acima dos tornozelos e calçar sapatos sem saltos.
Bailarina "Aquela que pratica a dança chamada balé"
A bailarina é aquela que pratica o balé como profissão, ou seja, pratica a dança como meio de vida. O balé clássico, ballet ou balê é um estilo de dança que tem suas raízes na Itália renascentista, inspirado na cultura cortesã que misturava dança, canto e textos falados; se desenvolveu na França e, atualmente, é comum em muitos países. O papel da bailarina profissional é participar de espetáculos de dança, expressar emoções através de seus movimentos e de seu corpo, apresentando uma coreografia, que pode ser ou não teatral. O espetáculo também pode ter um enredo, expressar sentimento ou só refletir a música. Geralmente, um espetáculo de balé clássico é acompanhado por sonoplastia e iluminação especiais e, de acordo com seu objetivo, as apresentações podem ser feitas em grupo, em duplas ou solos. Para se tornar bailarina profissional são necessários muitos anos de prática da dança.
Para ser uma bailarina é necessário gostar de dançar e ter muita disposição para os ensaios e treinamentos. Outras características interessantes são:*disciplina
*força física
*responsabilidade
*capacidade de concentração
*agilidade
*flexibilidade
*elasticidade corporal
*habilidade de transpor limites
*garra
*determinação
Formação necessária

Para ser uma bailarina profissional são necessários muitos anos de prática da dança (geralmente 8 anos). Existem muitas escolas de dança nas quais os alunos, que geralmente começam cedo, podem cursar todas as fases de aprendizado, até se habilitarem como profissionais e poderem dar aulas. Existem também escolas que participam de testes de balés internacionais, nos quais os alunos que são aprovados ganham certificados de instituições renomadas. Existe também a opção participar de audições ou seleções para cursos no exterior, onde a dança é mais incentivada, como na Inglaterra ou na França. Os teatros municipais das principais capitais brasileiras também têm grupos de dança clássica.

Principais atividades de uma bailarina profissional
  • realizar exercícios constantemente
  • fazer alongamento diariamente
  • treinar e ensaiar constantemente
  • junto com o treinador ou professor e o coreógrafo, elaborar as coreografias do espetáculo
  • passar a coreografia diversas vezes, com e sem música, verificando qualquer tipo de erro nas passadas ou em contagens da música
  • se a apresentação for em duplas ou em grupo, realizar ensaios em equipe
  • junto com o treinador elaborar o figurino da apresentação
  • ensaiar com a roupa da apresentação
  • participar de todas as fases da produção do espetáculo
  • apresentar-se no espetáculo
Áreas de atuação e especialidades
O balé é considerado uma dança clássica por salientar a leveza, pureza e harmonia da expressão. Por ter se desenvolvido muito na França, a maioria dos movimentos tem nomes de origem francesa, como por exemplo:Adágio: palavra francesa, derivada do italiano "ad agio" e é usada para indicar um movimento lento. A escola inglesa usa a palavra "adage". Os principais passos de adágio são: développés, grand fouetté em tournant, grand rond de jambe, rond de jambe en l'air, coupés, battements tendus, attitudes, arabesques, preparação para pirouettes e vários tipos de pirouettes.


Em l'air: significa "no ar", são passos nos quais os movimentos são feitos no ar. Como por exemplo, em rond de jambe en l'air.
Couru: significa "corrido" e se refere aos passos em que a bailarina executa uma ligeira corrida, como no Pas de bourrée couru.
Sur les demi-pointes: significa "sobre a meia ponta". São movimentos em que o peso do corpo é transferido para a região do osso metatarso, facilitando o trabalho com os músculos dos pés e da parte posterior das pernas.


En face: significa "de frente" para o público. Tem suas origens principalmente na antiguidade, quando os súditos não podiam dar as costas a seus soberanos.
Sur lês pointes: significa "sobre as pontas". É o trabalho de elevação em que o corpo é sustentado pelos dedos do pé (ossos tarsos) e na época em que foi o movimento foi criado tinha o objetivo de mostrar o distanciamento do solo, ou seja, uma conquista romântica de elevação e busca pelo etéreo.
Em tournant: significa "em torno", e se refere ao giro que o corpo executa em torno de si mesmo.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o profissional da dança, no Brasil, está crescendo, porém não tanto quanto deveria, pois por ser uma arte, deveria ser mais incentivado pelo poder público e privado. Atualmente, existem diversas escolas de dança formando profissionais e também projetos sociais que constantemente descobrem novos talentos. Apesar de toda a evolução dos últimos anos ainda há muito a progredir. É necessário que mais investimentos sejam feitos e que mais oportunidades sejam dadas, principalmente no meio mais carente, pois a dança é um elemento cultural, uma arte e um esporte que pode transformar a vida de muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.